História do SantosSantos na Copa do Brasil

Quantos títulos da Copa do Brasil o Santos possui?

Confira quantos títulos da Copa do Brasil que o Santos Futebol Clube conquistou no decorrer da sua história. O time praiano tem uma vasta história dentro do cenário nacional de clubes, tendo conquistado praticamente todas as competições que foram vistas dentro do país. Desde o começo da sua história, foram dezenas as taças que entraram no salão de troféus do Peixe.

Uma delas, inclusive, acaba tendo um peso importante no decorrer deste século. Isso porque iniciou uma fase gloriosa para a história do Alvinegro Praiano. Trata-se do título da Copa do Brasil que o Leão do Mar conquistou. Apesar de ter sido um só em toda a sua trajetória, a taça em questão ficou marcada por conta do que desencadeou posteriormente.

Copa do Brasil de 2010: O título do Santos

A edição de 2010 da Copa do Brasil foi apenas a 22ª edição da competição, sendo disputada por 64 equipes ao todo, que se classificaram por conta dos estaduais e também pelo ranqueamento da Confederação Brasileira de Futebol, que é a organizadora do torneio. Naquela edição, os clubes que foram para a Copa Libertadores da América, inclusive, não estiveram presentes por conta dos conflitos de datas no calendário brasileiro.

Vale ressaltar que a edição em questão da competição se deu por uma eliminatória simples, com partidas de ida e de volta desde o começo. Já de começo, o time do Santos já mostrava toda a sua força e fome dentro da competição nacional. Isso porque, ainda na primeira fase, jogando dentro da Vila Belmiro, a equipe aplicou a segunda maior goleada da história da competição.

Em confronto contra o Naviraiense, incríveis 10 a 0 ilustraram o placar, botando aquele elenco, mais uma vez, na história. Madson, duas vezes, Paulo Henrique Ganso, Marquinhos, Robinho, Neymar, duas vezes, e André, três vezes, foram os responsáveis pela festa. Vale lembrar que o time paulista já tinha conquistado uma vitória na volta por 1 a 0.

Já na segunda fase, porém, o time adversário não teve nem mesmo a chance de tentar uma classificação em uma segunda partida. Atuando fora de casa, o Santos goleou o Remo, por 4 a 0. Na época, havia uma regra que levava à classificação direta em um triunfo expressivo por mais de dois gols de diferença na ida, se o vencedor estivesse jogando fora.

Fases finais e show de Neymar

Assim o Santos acabou chegando nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2010, encarando o Guarani e, mais uma vez, o time adversário mal teve chance. A primeira partida, dentro da Vila Belmiro terminou com vitória do Alvinegro Praiano. Com um show de Neymar, que marcou cinco vezes, o time paulista venceu por 8 a 1. Sendo assim, nem mesmo a vitória do Guarani, por 3 a 2, na volta, conseguiu derrubar o Peixe.

Durante as quartas de final daquela competição, o Santos finalmente acabou encontrando uma das equipes apontadas como as ‘grandes’ do futebol brasileiro. Contra o Atlético Mineiro, o Peixe saiu perdendo na ida, por 3 a 2. No entanto, a volta, com um triunfo do time paulista por 3 a 1, permitiu que a equipe avançasse.

Nas semifinais, mais um adversário de peso para entrar nos livros de história. O Grêmio encarou o Santos e até conseguiu vencer a ida por 4 a 3. No entanto, assim como fez na rodada anterior, o Leão do Mar correu atrás do resultado, venceu a volta e se classificou por conta do saldo de gols, primeiro critério de desempate. 3 a 1 foi o placar do segundo jogo.

A grande final da Copa do Brasil de 2010

Em 28 de julho acontecia a primeira partida da final da Copa do Brasil de 2010. Naquele momento, o Santos chegava como o grande favorito contra um adversário de menor expressão que vinha em destaque no cenário nacional. A primeira partida, dentro da Vila Belmiro, validou esse cenário. Com gols de Neymar e Marquinhos, o time paulista arrecadou a vantagem que fez a diferença no final das contas.

No entanto, engan-se quem acha que o Santos teve vida fácil atuando fora de casa. Dentro do Estádio Barradão, em Salvador, Edu Dracena chegou até mesmo a abrir o placar, no final do primeiro tempo, mas o Vitória reagiu. Depois disso, marcou duas vezes e pressionou o Santos, que segurou e conseguiu garantir a taça no saldo de gols do duelo.

O grande destaque daquela edição, sem dúvidas, foi Neymar, que marcou 11 gols e foi o grande artilheiro da Copa do Brasil de 2010. Além disso, isso abriu caminho e deu confiança para que o time paulista conseguisse ascender e, no ano seguinte, emplacasse mais um título histórico.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo